Músico morreu devido as complicações causadas pela Aids, em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos.
ATUAL7
Desde às 00h desta sexta-feira (11), completou exatamente 17 anos que faleceu um dos maiores gênios, músico, filósofo, poeta, compositor e visionário do País, Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo.
Único, irreverente, solitário, angustiado, triste são adjetivos que servem para descrever Renato Russo, um artista que escrevia e cantava músicas que vinham da alma.

GRITO ‘Que País é Esse?’, questionava o líder da banda Legião Urbana. Foto: Usina do Som / Adriana Pittiaglini
Nascido no Rio no dia 27 de março de 1960, Renato Russo era bom aluno e passou boa parte do dia lendo e vendo filmes até descobrir o movimento punk, na década de 70. Aos 15 anos, ele enfrentou um grave problema de saúde: inflamações nos ossos lhe causavam dores lancinantes.
Pouco depois, foi submetido a uma cirurgia e, por erro médico, um dos pinos metálicos implantados provocava interferência no nervo ciático.
Renato conseguiu se curar do problema da perna, passou a trabalhar como professor de inglês e entrou para a faculdade de jornalismo. Em um conjunto de prédios de Brasília, cidade para a qual se mudou em 1973, encontrou uma turma de jovens e formou sua primeira banda, chamada Aborto Elétrico.
‘O rock é uma alternativa. Você fala de coisas que sente, da cidade, da escola, dos amigos, coisas que as letras daqui do Brasil não falam ainda. É mais uma forma de diversão, de se soltar, criar uma energia positiva, em vez de ficar sentado em casa vendo televisão’, apontou o cantor em 1981.
Em 1988, a Legião Urbana estava no auge: três discos, milhões de cópias vendidas e fãs que a tornavam quase uma religião. ‘Atingindo-se o sucesso, as pessoas começam: ‘você é o máximo’. No meio do caminho, eu cheguei a me perder, achando que o que essas pessoas estavam dizendo era a mais pura verdade’, revelou Renato em 1994.
Aids
Renato Russo morreu devido as complicações causadas pela Aids, em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos. Amigos do cantor afirmam que o mesmo contraiu a doença após se envolver com um rapaz que conhecera em Nova Iorque, portador da doença, em 1989.
Apesar de a maioria das canções não ser comercial, os sete discos da Legião Urbana e os dois da carreira solo – um em inglês e outro em italiano – venderam milhões. ‘A gente sabe o que está querendo fazer e tenta não se envolver muito com a máquina para não se perder’, disse o cantor.
Há 30 anos, ele já questionava, ‘Que País é Esse?’ e gritava, ‘Somos os filhos da revolução! Somos o futuro da nação!’. Há 25 anos, ele dizia: ‘Quem me dera ao menos uma vez. Acreditar por um instante em tudo que existe. E acreditar que o mundo é perfeito. E que todas as pessoas são felizes.’.
Há décadas o mesmo Renato Russo já dizia que nos perderíamos entre monstros da nossa própria criação, e que ‘é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã’. Renato também que quem acredita sempre alcança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário