sábado, 17 de maio de 2014

Flávio Dino continua construindo Programa de Governo e apresenta mais 10 propostas

Flávio Dino acompanhado dos partidos de oposição durante coletiva nesta quarta no Hotel Ponta d'Areia
Flávio Dino acompanhado dos partidos de oposição durante coletiva no Hotel Ponta d’Areia para apresentar primeira versão de seu Programa de Governo.
As “Propostas para um Maranhão com Desenvolvimento e Justiça Social”, apresentadas no último mês pelo pré-candidato a governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), receberam mais contribuições. O documento tem sido construído partir de debates com diversos segmentos da sociedade e lideranças políticas durante o movimento Diálogos pelo Maranhão. Passam a integrar o Programa de Governo, novas propostas nas áreas de assistência social, direitos humanos, educação e inovação e tecnologia.

“Tenho aprendido muito com a nossa população sobre a realidade e necessidades do nosso estado. Nosso projeto é coletivo e democrático. Por isso, nosso Programa de Governo reflete cada vez mais o Maranhão que a gente quer. Continuaremos a ouvir a sociedade, antes e depois da eleição”, disse Flávio Dino, ao lembrar que o Movimento já reuniu mais de 30 mil pessoas de todas as regiões.

Uma das propostas somada às contribuições é a implantação do Programa Mais Bolsa Família para que as famílias beneficiárias que tenham filhos em escola pública possam adquirir todo o material escolar para uma adequada aprendizagem. O programa consistirá no pagamento de uma parcela a mais do benefício mediante Cartão Material Escolar.

“É um programa fundamental para o Maranhão. Queremos garantir que crianças e adolescentes que recebem Bolsa Família tenham todas as condições para estudar e aprender, tenham material escolar como incentivo à permanência nas escolas. Além disso, o programa ajudará as micro e pequenas empresas do segmento de livrarias e papelarias de todo o Estado, que terão mais vendas no segmento”, explicou Dino.

Ainda na área da Educação, as propostas contemplam ações de combate ao analfabetismo; de recuperação e expansão da Rede Física Escolar; adoção de um Programa de Educação no Campo, em parceria com os movimentos sociais, para inserir a juventude nas atividades produtivas da Agricultura Familiar; além do incentivo à qualificação dos maranhenses com Programa de Formação de Doutores.

Como propostas de assistência social e direitos humanos, a reestruturação do atendimento da FUNAC; o compromisso da destinação de recursos para financiar a construção de unidades de serviços CRAS/CREAS e para a capacitação de técnicos e conselheiros; o papel da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social será o órgão articulador da política de Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional e de Transferência de Renda; e, ainda, a implantação da Rede Solidariedade, em parceria com as Igrejas, de modo a que elas auxiliem na implementação de políticas sociais nas comunidades em todo o Estado.

Há também proposta para que as descobertas científicas e tecnológicas sejam transformadas em inovação através do Programa “Inova Maranhão”. A iniciativa envolve os seguintes projetos: a Lei Estadual da Inovação regulamentará o repasse de recursos públicos para que empresas invistam na inovação, tornando-se mais competitivas. O Fundo da Inovação irá assegurar recursos para investimentos na inovação. O Selo Empresa Inovadora será uma estratégia de incentivo à Inovação no setor produtivo. E o Prêmio de Inovação Tecnológica, estratégia para o reconhecimento, valorização e incentivo aos nossos jovens acadêmicos e empresários que investiram na inovação tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário