quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O "gigante" desperta e vai as ruas!!!

       ...E assim começou uma gigantesca manifestação! após o professor Fernando Ramos (sozinho) iniciar um protesto silencioso na Escola Albérico França Ferreira, onde tudo estava errado, salários atrasados, falta de merenda escolar, etc...

Professor Fernando Ramos

"INVASÃO" DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

          1 mês após (dia 07/10), a escola marca uma reunião com professores e pais de alunos e convocam (através de oficio) a secretária de educação, porém esta em seu autoritarismo permanente acha que não deveria dar importância aos problemas apresentados e resolve não comparecer! 

          Sem outra alternativa o grupo decide ocupar as dependências  da secretaria de educação e exigir que a secretária os receba.

          Ainda em seu pedestal a prepotente secretária não volta atrás e chama a policia para guardá-la ignorando os pedidos dos seus outrora colegas sindicalistas, professores e pais de alunos.
PM guardando a sala da secretária

          O vereador Chixolinha que também é pai de aluno estava junto ao povo e à frente das negociações.
Vereador Chixola

O movimento contou com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos de Monção durante todo o ato.

Marivaldo Campos presidente do SINSEPM

RESULTADO DA REUNIÃO COM A SECRETÁRIA

          Como os manifestantes chegaram à conclusão que não desocupariam o prédio sem que fossem recebidos pela secretária, esta não teve outra alternativa que não fosse recebê-los. Diante disso foi formada uma comissão de 15 pessoas compostas por pais de alunos, professores e membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Monção, e logo partiram para as negociações. Para surpresa de todos a senhora secretária não demonstrou autonomia para decidir e dá soluções ao impasse, inclusive demonstrou uma falta de preparo técnico surpreendente.

          Diante disso o grupo decide convocar os pais de alunos de outras escolas que vivem situações semelhantes e também a sociedade civil, para se unirem em caminhada até a prefeitura e exigir do prefeito as explicações e providências a respeito de suas reivindicações.

GRANDE MANIFESTAÇÃO EM FRENTE A PREFEITURA


       Milhares de pessoas concentraram-se em frente à prefeitura nesta terça-feira, 8 de outubro, para o movimento de indignação e reivindicação de direitos básicos que estão sendo subtraídos e negados pelo João de Fátima Pereira, Queiroz que se intitula dono da cidade de Monção e  pela secretária de educação Laura Rosa Borges Mendes, que de combatente se tornou combatida, sem comando, sem pulso, desmoralizada perante a classe de servidores. Contra a tirania e opressão de um ditador, crianças, jovens, pais de alunos, professores, vigias, operacionais, agentes administrativos e muitos setores da sociedade civil, venceram as intimidações e represálias daqueles que gerem os recursos públicos do município.


Alunos, pais e professores discursam em frente a prefeitura
      Um exemplo de que o povo unido "pode muito mais" foi dado aos que se julgavam inatingíveis, Queiroz e Laura Rosa, pois imaginavam que jamais os cidadãos monçonense teriam a capacidade de ir às ruas protestar contra suas insanidades administrativas, pensavam Eles que o regime escravocrata implantado na atual gestão, onde trabalhar não significa receber salário seria aceito e perpetuado.
     
Vários discursos se seguem ao longo da tarde 
                                                              A mordaça, nesta terça-feira caiu por terra, as prisões foram quebradas e o povo finalmente pode dizer palavras de "ordem" ao senhor prefeito e à secretária de educação, que foram suficientes para levá-los ao centro de uma mesa de negociações.
Uma comissão formada por pais de alunos, professores, membros do Sindicato dos Servidores Públicos de Monção foi eleita para dirimir sobre a pauta que levou à paralisação das atividades dos servidores. Patrão e empregado tiveram a oportunidade de discutir os rumos da educação e as propostas da administração para solucionar a crise de salários atrasados, condições dignas de trabalho ao professor, e merenda escolar para os alunos.





Cartazes exibiam a indignação dos manifestantes 






          
          A vice prefeita Tereza Muniz esteve no local e fez um discurso agressivo onde se mostrou revoltada com o descaso do prefeito para com nossa cidade (publicarei o vídeo com matéria focada para ele em outra postagem).
Tereza Muniz



FOTO: "Jornal a Corda"
          Depois de intensas negociações, Queiroz e Laura Rosar Borges Mendes renderam-se às exigencias, comprometendo-se a solucionarem os problemas, significando na prática pagar os meses de Julho e Agosto dos funcionários contratados da rede municipal de educação, o mês de setembro, segundo o acordado pagar-se-á até o dia 30 de outubro bem como o pagamento dos servidores concursados, a merenda escolar será fornecida às escolas das zona urbana e rural até 10 de outubro e não poderá ser interrompida. "Porém sabemos que o prefeito nunca cumpriu nem os TACs (termo de ajustamento de conduta) assinados com o Ministério Público, imagine!!!"

Vamos aguardar...






Um comentário: