sábado, 30 de novembro de 2013

Maranhão dos Sarneys: Educação da rede pública estadual fracassa, mesmo assim o governo comemora

LIGIA TEIXEIRA


Curta a página do Blog Monção em Foco no Facebook
Pedro Fernandes, jogo de cena e tapeação para
 esconder o fracasso do governo na área de educação
.

A exemplo do que fez em relação ao anúncio do PIB estadual, cuja relação entre renda e número de habitantes é a segunda pior do país, o governo do Estado comemora uma ilusória subida do Maranhão no ranking da educação.

Do mesmo jeito que tenta esconder que o aumento do PIB no estado significa também o aumento da concentração de renda, o governo se esmera em omitir que a educação pública da rede estadual, como já se esperava, apresentou resultados medíocres.

O método do governo para iludir sobre a situação da educação na rede estadual é de uma picaretagem sem tamanho. As melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Maranhão, foram obtidas pelas escolas da rede privada e do governo federal (os IFMAs). As escolas públicas do estado não aparecem sequer entre as cinquenta melhores, mas na hora de fazer o somatório para divulgar o ranking, o governo levou em conta os desempenhos obtidos pelas três redes. Foram os desempenhos nas redes privada e federal que melhoraram um pouco o ranking do estado, mas o governo vende a ideia de que foi a educação pública da rede estadual que melhorou.

Por fim, é preciso dizer que o fracasso da educação na rede estadual nada tem a ver com a capacidade dos alunos. Com a instalação dos Institutos Federais de Educação, os estudantes que tiveram acesso a melhores condições de ensino, melhoraram significativamente seus desempenhos.

Mas, ao contrário do governo federal, que investiu no Maranhão, o governo do estado, como se sabe, cortou 23 milhões de reais do orçamento destinado ao setor em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário