domingo, 29 de dezembro de 2013

Donos do Maranhão? Do velho ao novo sarneismo: As escolhas familiares e domésticas.


O sarneismo começou a perder a pujança política no início dos anos 80. O ingresso de familiares(Sarney Filho e Sarney Neto) na política partidária, repetia o "bêbado e o equilibrista" da dupla Evandro e José Sarney dos anos 60. 

A diferença estava na capacidade do equilibrista José Sarney. Sarney pulou da corda de Vitorino Freire para equilibrar-se governador com apoio dos militares. Daí para frente vários pulos , sempre equilibrado nos fios do poder.

Sarney Filho, o "Zequinha" e Sarney Neto, o "Abelha" de manhã dormiam, a tarde teciam e a noite caiam no mel. A dupla "Pinta Unzinho" e "Cheira um Pó" acabou com a imagem da inegável cultura de Evandro e José Sarney. A esbórnia foi tamanha, que Sarney Filho perdeu o governo para Roseana Sarney.

Dessa época em diante famílias inteiras ligadas por parentesco à Sarney, passam a militar na política. Albérico Ferreira(tio de Sarney), Albérico Filho(sobrinho de Sarney) e Anselmo Ferreira(sobrinho de Sarney) recebiam mandatos na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Prefeitura Municipal.

A malha social/institucional passava ao domínio da família Sarney. Ainda hoje é possível ver a frente dos poderes a desembargadora Nelma Sarney(Corregedoria do TJ), esposa do ex-presidente do Tribunal de Contas Ronald Sarney, irmão de José Sarney. 

Ricardo Murad anuncia que vai concorrer a deputado estadual de olho na Presidência da Assembleia Legislativa em 2015, onde esteve na década de 90. A desembargadora Nelma Sarney ao deixar da Corregedoria(2015) vai para a presidência do Tribunal de Justiça(2015). "Tá amarrado".

Do velho ao novo sarneismo impera o profissionalismo. A antecipação nas jogadas é o segredo das vitórias. Mas as escolhas familiares e domésticas produzem revolta na classe política. Esse é o problema que poderá produzir a derrota fatal. Flávio Dino conta com a resposta do povo e da classe política.

Vejam a lista :
Parentes

- Adriano Sarney, o "Francês" filho de Sarney Filho(deputado estadual);
- Ricardo Murad, o "Javali" ou "porco Brabo" irmão de Jorge Murad, esposo da governadora Roseana Sarney(deputado estadual);
- Catharina Bacelar, irmã de Albérico Filho)deputada estadual);
- Vitor Mendes, filho do prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes, primo de Roseana Sarney(deputado estadual).

Aderentes

- Aluísio Mendes, o Aluizinho, "cheira" Fernando Sarney que precisa de um mandato de deputado federal para se livrar das broncas com foro privilegiado;
- Fabio Godin, o "Barbie" é da cota dos "estrangeiros obedientes" necessários no Congresso Nacional;
- Claudio Trinchão, o "Esfatilhador" também da cota dos "estranjas" que na Câmara Federal obedecerão de forma canina;
- Joaquim Haickel, o "Mãe Nagiba" necessário na matemática eleitoral pelos fundamentos adquiridos em várias eleições.

Bons foram os tempos do "Bêbado e do Equilibrista". Evandro e José Sarney estavam cercados de poetas, intelectuais, técnicos que além de competentes eram bem intencionados. 

Para matar a saudade Elis Regina: "As nuvens lá céu//Que sufoco/ Mas sei que uma dor assim pungente/não há de ser inutilmente/ O show de todo artista tem de continuar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário