sábado, 15 de fevereiro de 2014

Descumprindo promessas do programa Escola Viva, governo Roseana desativa escola em Lago da Pedra

Moradores estão revoltados com a decisão de desativar escola de ensino médio. Prédio pode ser cedido para a UEMA e para a Prefeitura de Lago da Pedra.

Site Maranhão da Gente
w 10 Descumprindo promessas do programa Escola Viva, governo Roseana desativa escola em Lago da Pedra
O C.E Maria das Neves, que abriga atualmente cerca de 500 alunos, será desativado no município de Lago da Pedra. A informação foi divulgada em primeira mão pelo blogueiro Walney Batista que denunciou a revolta da população com o fechamento da escola.

Inaugurada na gestão do ex-governador Jackson Lago (PDT), a escola foi parte de um programa de expansão da educação que possibilitou a construção de 49 escolas de ensino médio e 30 faróis da educação em todo o estado. Agora, a escola pode ser desativada e o prédio cedido para a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no período noturno, e para a Prefeitura de Lago da Pedra, nos períodos matutino e vespertino.

A desativação da escola contraria a promessa anunciada pelo governo do estado, em 2009, depois que Roseana Sarney (PMDB) assumiu o governo do estado. Na ocasião a governadora anunciou o programa Escola Viva que previa um investimento de R$ 100 milhões que seriam aplicados na construção e reformas de escolas. O programa garantia a construção de 110 novas escolas de ensino médio e 22 destinadas à educação indígena, além da realização de concurso para 5.320 novos professores.

A promessa do programa Escola Viva ainda não saiu do papel. E o mais grave, em vez de construir escolas, o governo do estado está fechando escolas de ensino médio. Um caso emblemático, que tem causado revolta na população é o da escola CE. Maria das Neves. Professores, estudantes e pais de alunos aguardam explicações e soluções sobre o assunto.

O outro lado

A Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (Seduc) silenciou sobre o assunto. Procurada pela redação do Site Maranhão Da Gente, a secretaria não respondeu aos questionamentos sobre a decisão de fechar a escola de ensino médio em Lago da Pedra.

Mesmo se comprometendo em conceder uma resposta sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação da Seduc não emitiu nota e não respondeu aos questionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário