sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

PPS cobra fatura do PSB e apoio da sigla em três disputas estaduais


Brasília – As cúpulas do PPS e do PSB se reúnem nesta sexta-feira, 14, em Brasília para tentar acertar uma aliança para a eleição presidencial deste ano. O PPS vai pedir ao PSB apoio a três candidatos do partido ao governo estadual em contrapartida à aliança fechada com o pré-candidato à Presidência da República Eduardo Campos. Mas deverá receber um não pelo menos na exigência de que o PSB abra mão da candidatura do senador Rodrigo Rollemberg ao governo do Distrito Federal para apoiar a deputada distrital Eliana Pedrosa.

PPS pede apoio de Eduardo Campos a Eliziane Gama no Maranhão; Pré-candidato prefere Flávio Dino.

O PSB considera que a candidatura de Rollemberg está consolidada e é importante para o projeto do partido, de tornar Eduardo Campos competitivo, com possibilidade de chegar à frente do tucano Aécio Neves no primeiro turno da eleição presidencial. O senador tem forte ascendência sobre a juventude de Brasília e na classe média, onde sempre foi muito bem votado. O PSB considera ainda que Rollemberg tem condições de vencer o governador Agnelo Queiroz (PT), que disputará a reeleição.

Quanto aos dois outros pedidos do PPS, o PSB tende a aceitá-los. Um é participar da coligação da deputada estadual Eliziane Gama, que vai disputar o governo do Maranhão; outro, é dar apoio ao vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão, que concorrerá ao governo do Amazonas. A lista de pedidos ao PSB será entregue a Eduardo Campos hoje, durante encontro dos dois partidos, às 10 horas. O PPS queria que Campos permanecesse na reunião durante todo o dia. Mas o governador fará apenas um “bate-volta”, pois tem um almoço em Recife.

O encontro desta sexta será o primeiro após o ingresso do PPS na condição de participante do plano de governo da aliança PSB/Rede. Além das diretrizes da coligação, agora integrada pelo partido, os dirigentes vão debater a atual conjuntura política e os cenários eleitorais para 2014 em todo o País.

Na terça-feira à noite, Eduardo Campos acertou com a ex-ministra Marina Silva o lançamento do deputado Márcio França ao governo de São Paulo. A Rede defendia o nome de Walter Feldman. Também ficou acertado que a coligação participará da aliança com o deputado Miro Teixeira (PROS), e que em Minas Gerais e no Paraná apoiará o candidato do PSDB.

No Rio Grande do Sul, poderá se coligar com o PP, que disputará o governo com a senadora Ana Amélia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário