sábado, 10 de maio de 2014

Professores! Abono só em sonho: Conselho do FUNDEB emite parecer favorável à prestação de contas de Laura Rosa e Queiroz

Queiroz e Laura Rosa são só alegria. Agora estão
desobrigados a "pagar abono".
O que parecia impossível aconteceu! A espera angustiante, o sonho dos professores da rede municipal de ensino virou um pesadelo.

Profissionais que conviveram com as incertezas nos seus salários: defasagem em relação ao plano de cargos do magistério, data para receber seus proventos, estrutura e material didático de apoio insuficientes no desempenho de suas funções – dentro e fora de sala de aula, dentre tantos outros problemas observados durante o ano letivo de 2013 e que persiste em 2014, agora foram surpreendidos com mais uma astúcia da gestão “Administrar com Respeito”: “NÃO TEM ABONO”, claro embasados no parecer FAVORÁVEL do órgão fiscalizador.




Várias são as perguntas que fazem os servidores nesse momento para entender o que levou o Conselho do FUNDEB a aprovar a prestação de contas do referido fundo:

- Pressão do Executivo Municipal?

- Medo de retaliações?

- Falta de conhecimento técnico?

- Amadorismo?

- Ou o quê?

São tantos questionamentos que denotam clara e abundantemente a frustração dos profissionais da educação em Monção.

Claro, se a resposta não for uma dessas, resta dizer que tudo está bem, que os profissionais estão reclamando sem razão, que os recursos do FUNDEB foram corretamente aplicados. Não é mesmo?

Segundo Queiroz e Laura Rosa, o município de Monção auferiu receitas do FUNDEB em 2013 no valor de R$ 21.195,456,06 (vinte milhões, cento e noventa e cinco mil, quatrocentos e cinquenta e seis reais e seis centavos) conforme demonstrativo do setor contábil da prefeitura, sendo que o valor correspondente à remuneração dos profissionais do magistério atingiu R$ 14.905.928,11 ou seja, o percentual foi de 70,33% , razões na qual não se justifica o pagamento de abono aos professores, fato este que incide apenas quando o percentual mínimo de 60% não é atingido.

Os professores provavelmente não vão deixar barato tudo isso. Já está prevista uma manifestação, cobrando explicações convincentes dos gestores da educação no município.

7 comentários:

  1. Vamos ver o que os vereadores vão falar sobre isso.Um absurdo! Esse conselho não tem competência para julgar nada, temos que considerar a denúncia feita pelos vereadores Marcos Aurélio, Jonsson, Deivyt e Chixola ao Ministério Público Federal e Polícia Federal, que denuncia a falta de prestação de contas do FUNDEB durante o ano de 2013. Um conselho que só foi registrado no sistema em maio de 2013, pura incompetência da secretária Laura, que até enviou um parecer feito por ela e sem assinatura por parte do conselho, que ainda não existia. Temos que cobrar dos vereadores, principalmente os que apresentaram a denúncia.

    Infelizmente quando se fala de câmara não dá pra confiar, até hoje o presidente não apresentou a prestação de contas da câmara de 2013, e os vereadores estão calados. Dá pra confiar?

    Na verdade existe duas denúncias do FUNDEB, que estava sem conselho desde 2010, conforme acusa o sistema federal.Temos que apurar e cobrar dos vereadores uma atitude!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro blogueiro, essa dente de cavalo q se diz secretaria de educação, mas na verdade ñ administra nem a casa dela, ñ passa de uma porra louca. Veja só este repasse referente ainda a 2013, feito no dia 02 de maio de 2014.

      Excluir
    2. 2.05.2014 COMPLEM. UNIAO 714.537,58 C
      ORIGEM LEI87/96 2.494,59 C
      COMP.UNIAO PISO 1.126.980,86 C
      AJ.FUNDEB 2013 276.873,51 C
      TOTAL: 2.120.886,54 C

      Excluir
  2. Caros internautas de Monção, lamento pela forma que os vereadores estão se comportando diante de tantos problemas que Monção vem enfrentando, uma coisa podemos afirmar, a conivência com a corrupção.É certo que o presidente é manipulado pelo prefeito, assim como alguns vereadores da base do governo, isso todos nós sabemos, agora o que dizer dos vereadores de oposição que tem motivo de sobra para se opor às atitudes dessa base, mas infelizmente isso não acontece. Gostaria muito de saber o que está por trás disso além da corrupção!

    Como disse anteriormente, sou estagiária do TCE , até junho de 2014, e sempre me preocupei em acompanhar os processos de Monção, que nunca passou por uma situação tão caótica como essa vivida na administração do prefeito Queiroz. Verificando no sistema, que é transparente,de livre acesso para todos, encontrei um processo de denúncia contra o vereador Joady. Denúncia feita pelos vereadores Marcos Aurélio, Jonsson, Chixola e Deivyt, que trata de ato de improbidade administrativa cometido pelo presidente Joady, na aplicação de recursos da câmara, e que envolve até secretários do atual governo, como também, pagamentos a empresa fantasma.Isso logo no começo do mandato, imagine até hoje! O processo está em um estágio avançado de investigação e tenho certeza que a coisa vai pegar para Joady. Talvez esse é o motivo que impossibilita Joady de entregar a sua prestação de contas de 2013.

    Estarei atenta a novas informações. Aguardem!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o blogueiro está também protegendo o presidente da câmara.Não acredito!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Carlos Lago pela Imparcialidade!

    ResponderExcluir
  5. a verdade é que todos só querem um pedaço do bolo. ninguém quer o município melhore. os denunciantes e os denunciados .... é assim em todo Brasil e não é diferente em Monção... queria ter um pouco de esperança .mais quando vejo trocas de favores,de partidos e de aliados o tempo inteiro , gostaria que alguma espetacular acontecesse se manifestasse e tomasse o Brasil . e mudasse as regras ... todas.... igual a dos EUA pra mim estava bom pra começar..

    ResponderExcluir