sexta-feira, 20 de junho de 2014

Justiça abre ação contra padrinho de casamento de Roseana Sarney por lavagem de dinheiro

ATUAL7

CASAL NOTA 10 Os afilhados de Cid Ferreira,
Jorge Murad e Roseana Sarney. Foto: Reprodução
A Justiça Federal de São Paulo abriu ação penal contra Edemar Cid Ferreira, ex-controlador do Banco Santos S.A. e padrinho de casamento da governadora Roseana Sarney (PMDB) e seu marido, Jorge Murad, o Jorginho, por lavagem de dinheiro por terem ocultado, entre novembro de 2004 e dezembro de 2008, a origem, localização e propriedade de bens e valores provenientes da prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério Público Federal (MPF), na última terça-feira (17). Além do padrinho do casal Sarney Murad, Márcia de Maria Costa Cid Ferreira e Eduardo Costa Cid Ferreira, mulher e filho do ex-controlador do Banco Santos também são acusados pela Justiça Federal do mesmo crime.

A denúncia foi feita pelo procurador do MPF, Silvio Luiz Martins de Oliveira, em 23 de abril deste ano. No dia 19 de maio, a Justiça aceitou a acusação e a família do padrinho de casamento de Roseana e Jorginho passou a ser ré no processo.

Entre os bens ocultados estavam obras de arte, como pinturas e esculturas, que teriam sido adquiridas por Edemar Cid Ferreira com capital desviado do Banco Santos. Posteriormente, as obras teriam sido integralizadas ao patrimônio da Cid Ferreira Collection, Empreendimento S.A., que tinha como sócio majoritário a Wailea Corporation, empresa offshore com domicílio fiscal nas Ilhas Virgens Britânicas.

 PADRINHO O ex-controlador do Banco Santos, Edemar Cid Ferreira.
Foto: Valor Econômico
Ainda segundo o Ministério Público Federal, em 2005, foram apreendidos na então residência do ex-banqueiro computadores com documentos e e-mails que indicam a remessa para o exterior de diversas obras de arte. Essas obras eram remetidas para fora do país e negociadas com compradores estrangeiros. Os valores recebidos teriam sido transferidos para contas correntes de terceiros mantidas no exterior em bancos estrangeiros.

Pela denúncia, tais movimentações são típicas compensações de créditos relacionadas a operações realizadas pelo padrinho de Roseana Sarney e Jorginho Murad no mercado nacional clandestino de câmbio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário