domingo, 22 de setembro de 2013

VERGONHA! Vereadores governistas dizem não à convocação do secretário de finanças e responsável pela folha de pagamento de Monção para prestarem esclarecimentos.

Os sete vereadores que fazem parte da base de sustentação do governo do prefeito Queirós, negaram suas assinaturas no requerimento 98/2013 de autoria do vereador Deyvit de Araújo Cunha, apresentado na sessão desta sexta-feira, 20/09/2013. O requerimento foi assinado também pelos vereadores Erion Célio Pereira Silva (Chixolinha) e Jhonsson Jackson Matos dos Santos, vereadores do bloco de oposição. Em pauta, o requerimento pede a convocação do Secretário de Finanças o sr. Kelaias Andrade Pereira e do Controlador Geral do município, Joás Rodrigues da Silva que acumula também a função de responsável pela folha de pagamento, para prestarem esclarecimentos sobre os sucessivos atrasos e transtornos verificados nos vencimentos dos servidores públicos municipais.

Como que num passo de mágica, simplesmente os mesmos vereadores situacionistas que assinaram o requerimento de nº 79/2013, de autoria também do vereador Deyvit, cujo teor pede do Executivo municipal um pacto pela regularização do pagamento, fixando data para efetivação dos proventos, são os mesmos que calaram-se, amedrontaram-se diante de tamanha injustiça e desrespeito com o povo monçonense.
O que amordaçou os "representantes" do povo?, Será que o assunto não tem relevância? O que acham dois destes vereadores que são professores? Pelo visto a classe está bem representada não é mesmo?

Para que o requerimento fosse aceito na pauta da Casa, precisaria de no mínimo 1/3 dos vereadores. Com o NÃO dos governistas e ausência do vereador Marcos Aurélio Rosa Rodrigues que faz parte do bloco de oposição o requerimento não se efetivou. Somente com a assinatura de 2/3 dos vereadores pode ser feita a convocação do secretário Kelaias e do responsável pela folha de pagamento, Joás Rodrigues da Silva, caso o documento fosse aceito. 

Enquanto isso!

No auditório da Câmara cartazes pedindo dos vereadores fujões a assinatura no requerimento foram ignorados e tão pouco serviram para sensibilizar os governistas: Alex Lima Carvalho (professor), Paulo Moreira Gomes (professor), Joaneide Pinheiro Gaspar, Luis Fernando Azevedo Mendonça, Maria de Jesus do Nascimento Lima (Deusa da Rita), Sônia Jansen e é claro o presidente da câmara Joade Arouche Rocha, que mais uma vez não compareceu à sessão.


Monção exige respostas concretas dos seus representantes! Afinal estão para legislar e fiscalizar em favor do povo, para isso foram eleitos vereadores, não para calarem suas bocas diante das mazelas e desrespeitos praticados pelo prefeito.

O requerimento foi feito à mão, pois segundo funcionária da Câmara Municipal a impressora não dispunha de tinta para impressão. Resta ao presidente da casa, Joade Aroucha Rocha explicar também aos contribuintes, até por se tratar de recursos públicos como são gastos o montante de mais de R$ 26.000,00 (VINTE E SEIS MIL REAIS) que sobram todo mês, referente aos 30% do repasse da câmara, que são exclusivos para custeio e manutenção dos trabalhos da casa.

EIS O REQUERIMENTO


4 comentários:

  1. Raimundo Nonato Trindade Filho22 de setembro de 2013 às 22:25

    O que mais me deixou chateado, foi ver os "representantes" desta sociedade, irem até a tribuna fazerem o mesmo discurso,admitindo a grave situação em que,encontra-se este município, no entanto,recusarem-se a fazer nada mais que,cumprirem o seu papel então,aos mesmo deixo uma pergunta,que não é só minha é do povo a qual,dizem representar e defender: A QUEM OS SENHORES DEFENDEM E, REPRESENTAM ?

    ResponderExcluir
  2. Senhoras(es) Munícipes,

    Venho esclarecer que, no momento da sessão de sexta-feira(20), eu, vereador Marcos Aurélio, estava participando de uma reunião com o presidente da Câmara, Exmo Sr. Johad, na Assembléia Legislativa do Maranhão, em São Luís, tratando de assuntos de interesse do Município.A reunião foi bastante proveitosa a meu ver, considerando que ao final , passamos a comungar das mesmas idéias e propostas em defesa do POVO!Ficou acordado com o presidente da Câmara, que as Comissões serão refeitas obedecendo os critérios de representatividade,onde todos os partidos participarão na sua proporção, considerando as Comissões como órgãos técnicos, conforme Regimento Interno da Câmara.Quanto ao requerimento, combinamos em convocar uma reunião de audiência com o Exmo. Sr. Prefeito para tratarmos de Educação, Saúde, Transporte, segurança, infraestrutura e principalmente sobre os pagamentos em atrasos. A meu ver, acho que as divergências apresentadas durante a sessão, partiu de alguns vereadores(as) da base governistas, que, por falta se sensibilidade aos problemas do nosso Município, e por querer a toda forca atender aos interesses do Prefeito,só atrapalham o andamento dos trabalhos, como também o entendimento que ora vem sendo trabalhado.Na reunião outros assuntos/problemas foram tratados, e teoricamente resolvidos.Estamos diante de uma administração desencontrada, e precisamos juntos, vereadores, prefeito, vice-prefeita, e secretários, trabalharmos por uma administração melhor. nós vereadores temos que buscar harmonia na Casa Legislativa e trabalharmos Leis, Projetos, Fazer Controle Externo das Contas Pública... aplicando prerrogativas e dando transparência à coisa pública.O Vereador, não deve fazer oposição a um prefeito, mas sim, a uma administração desencontrada como essa.Temos que abraçar a causa, e juntos buscarmos as soluções para os problemas que estão afetando profundamente a nossa população.Acredito plenamente nas palavras do presidente da Câmara Exmo. Sr. JOHAD,sobre tudo que foi abordado e acordado na reunião,para que haja um entendimento e solucionarmos todos os problemas que afrigem a nossa população.

    Nós vereadores, somos representantes do povo, portanto, temos que atender aos interesses do povo e não de um prefeito , de um ex-prefeito ou de um candidato de oposição. Fazer política é cuidar bem das pessoas!

    " NÃO HÁ DEMOCRACIA SEM UMA CÂMARA LIVRE"(José Sarney)

    Cordialmente,

    Vereador MARCOS AURÉLIO.

    ResponderExcluir
  3. Raimundo Nonato Trindade Filho23 de setembro de 2013 às 09:22

    O que mais me deixou chateado, foi ver os "representantes" desta sociedade, irem até a tribuna fazerem o mesmo discurso,admitindo a grave situação em que,encontra-se este município, no entanto,recusarem-se a fazer nada mais que,cumprirem COMO SEU DEVER, a meu ver a tal base aliada é que está sendo OPOSIÇÃO, neste caso aos nossos direitos e garantias, quando agem dessa forma,os mesmos estão atropelando o seu próprio juramento ( VEJAM ARTIGO 25, PARAGRAFO 1º DA CONSTITUIÇÃO MUNICIPAL) então,aos mesmo deixo uma pergunta,que não é só minha é do povo a qual,dizem representar e defender: A QUEM OS SENHORES DEFENDEM E, REPRESENTAM ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defendem seus interesses particulares e o pior que em tempos de eleições os mesmos sobem em palanque jurando amores eternos pelo povo de Monção!

      Excluir