quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Facebook pode lançar leitor de notícias ainda em janeiro

São Paulo - Depois de boatos e anos de desenvolvimento, parece que o Facebookfinalmente lançará seu leitor de notícias. As informações da vez são do site Re/code, que mostra que o serviço poderá se chamar Paper e chegar dentro das próximas semanas.

De acordo com a fonte “familiar ao assunto” ouvida pela página, o aplicativo será parecido com o Flipboard, tanto visualmente quanto em termos de funcionalidades. Sendo assim, deverá servir como um agregador de notícias, com informações de feeds RSS, sites, jornais como The New York Post e The Washington Post e, claro, do próprio Facebook.

Ainda não há certeza se o Paper será um app mobile ou uma “experiência ajustável para dispositivos móveis” – ou seja, um webware de interface adaptável. Em termos de desenvolvimento, suspeita-se apenas que ele venha da mesma equipe do News Feed atual, além de ter participação direta de Mark Zuckerberg em algum ponto.

A data de lançamento também não foi confirmada, mas, como mencionado, pode ocorrer ainda em janeiro, com maior probabilidade de ser no final do mês. Se de fato acontecer, como bem ressalta o Re/code, o desafio do Facebook passará a ser convencer os usuários a adotarem a nova ferramenta.

Concorrentes – O eventual Paper terá como grande rival o já consolidado Flipboard. Além dele, Zite e Feedly são outros dois bons exemplos de agregadores de notícias, embora tenham algumas funcionalidades levemente diferentes, sem falar no visual. Leitores de RSS, como o Pulse, o Digg Reader e tantos outros já adotados por usuários, também podem atrapalhar a chegada e possível consolidação do novo serviço.

Com informações da Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário