quinta-feira, 6 de março de 2014

Luis Fernando e Grupo Sarney: Duas faces da mesma moeda


A nova estratégia para tentar alavancar a candidatura de Luis Fernando ao governo (ele ainda patina nas pesquisas de intenção de votos) é desassociá-lo do grupo Sarney. O estratagema surrado, falacioso que soa como um debocha à inteligência dos maranhenses, não tem a menor sustentação.

Um simples resgate da história comprova que Luis Fernando e o grupo Sarney são faces da mesma moeda. A ligação de Luis Fernando com a família Sarney é bem antiga, remonta décadas de desgoverno da oligarquia.

Luis Fernando tem mais tempo de oligarquia Sarney do que muita gente que hoje está no grupo, a exemplo do secretário Ricardo Murad, que passou alguns anos se passando por oposicionista.

Luis Fernando foi secretário de Educação de
José Reinaldo por indicação da família Sarney,
 antes de Reinaldo romper com o clã
Ao contrário de Murad, Luis manteve-se leal durante todo esse tempo ao clã.

Os fatos mostram que ao longo dos anos Luis Fernando ocupa cargos de alto escalão nos governos sarneisistas por ser homem de confiança da família Sarney. Só como secretário, oito vezes.

Vejamos: Luis foi secretário de Desenvolvimento Social, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e secretário de Educação. Além de outras funções desempenhadas. LF conseguiu eleger-se prefeito de Ribamar com total apoio da família Sarney. Tem mais:

Só neste quarto mandato de Roseana Sarney, Luis já foi secretário chefe da Casa Civil e agora está na poderosa secretaria de Infraestrutura.

Ou seja, Luis Fernando pode ser considerado um dos partícipes mais ativos da oligarquia. Outro questionamento que fica é: por que Luis Fernando não conseguiu fazer com que o estado melhorasse nesses anos todos, já que teve, em postos importantes nas gestões sarneisistas, inúmeras oportunidade para isso? Qual a mudança que Luis Fernando tem a mostrar?

Pelos anos de militância no grupo comandado pelo senador José Sarney e a governadora Roseana Sarney, Luis Fernando pode ser considerado responsável – tem enorme parcela de participação – no estado do Maranhão ostentar os piores indicadores sociais. Algo, como a intimidade de LF com os Sarney, que também não pode ser separado.

Luis Fernando representa os interesses da família Sarney e a continuidade do modelo fracassado de governar da oligarquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário