quinta-feira, 24 de abril de 2014

Diante de tantos túneis, estrutura de Pedrinhas pode estar comprometida e desabar

Blog do Domingos Costa



No dia 17 de outubro de 2013, o Blog do Domingos Costa publicou: “Penitenciária de Pedrinhas pode desabar a qualquer momento“.

E nesta quinta-feira, 24/04, diversos meios de comunicação comprovaram que mais uma vez este blog estava certo. Por causa de tantas escavações feitas por detentos a estrutura do Complexo Penitenciário de Pedrinhas pode estar comprometida, segundo alerta do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Maranhão – Crea-MA. Somente este ano 17 detentos conseguiram escapar de Pedrinhas. A maioria das fugas aconteceu por meio de tuneis escavado pelos próprios detentos.

A última fuga aconteceu na segunda-feira (21) quando três presos escaparam por um túnel no Centro de Detenção Provisória (CDP). Na terça-feira (22) mais um túnel foi descoberto em uma cela do Bloco Beta no CDP. Nenhum preso conseguiu fugir desta vez.

Por causa dos tuneis, no ano passado o Crea, chegou a fazer uma vistoria técnica sobre as condições das unidades do complexo penitenciário. Segundo o engenheiro do Crea, Antônio Xavier, a quantidade de tuneis escavados pode comprometer as estruturas dos prédios que compõe o complexo.

O engenheiro adverte também que para cavar tuneis profundos como os descobertos em pedrinhas, é necessário o uso de ferramentas de pequeno porte. Para evitar esse tipo de situação o melhor seria a construção de estruturas subterrâneas de concreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário