terça-feira, 8 de abril de 2014

Microsoft mostra nova geração do Windows

A Microsoft está levando o Windows para os automóveis, de novo. A empresa já está nessa área há um bom tempo – provavelmente mais de 15 anos, de acordo com Steve Teixeira, que trabalha na divisão de desenvolvimento da companhia. Uma boa quantidade de carros rodam o Windows CE ou o Windows Automotive, incluindo veículos da BMW, Fiat, Ford, Kia, e Nissan.

Agora, a Microsoft está preparando mais uma versão, revelou Teixeira na semana passada, durante o evento Build. A empresa já testou sua nova versão do Windows para carros, tanto em simuladores, como em veículos reais em uma pista na região de Seattle, nos EUA. “Mais um conceito, mas um conceito que podemos trabalhar de forma muito séria para que possamos levar ao mundo do IVI (in-vehicle infotainment) e uma abordagem mais ampla do Windows”, afirmou o executivo.


Os carros conectados ficam entre os celulares e tablets, controlando o fluxo de dados que viaja pelos principais pontos do carro. A maioria dos automóveis já tem algum tipo de tela que gerencia as funções do veículos.

A questão é que a Microsoft vai fazer avançando nisso agora.

Além de um sistema de informação e entretenimento que roda uma versão do Windows, a empresa vai trabalhar para levar aparelhos Windows para o carro.

“Posso entrar, e ter uma projeção do que está acontecendo no meu telefone pelo IVI, ou um sistema de entretenimento no veículo”, afirmou Teixeira, usando uma tecnologia chamada MiraLink, que já foi adaptada pela Nokia, entre outras.

“O IVI sabe quase tudo sobre o seu carro, então um aparelho como um celular nunca poderá roubar esse valor de um IVI que está conectado ao seu veículo”, completou o executivo.

Essencialmente, o conceito mostra o Windows o carro: há uma tela Start, com tarefas comuns que podem ser “pregadas” no painel do veículo, enquanto que coisas que o motorista precisa saber no momento (como uma zona escolar à frente) são exibidas. Na demonstração de Teixeira, os usuários podiam selecionar diferentes visualizações, como controle de clima, ou mais informações sobre a música sendo tocada no momento.

Se o carro estiver estacionado, os usuários poderão rodar basicamente qualquer aplicativo. Mas quando estiverem dirigindo, a Microsoft planeja habilitar aos desenvolvedores que reforcem o comportamento de direção segura, explicou Teiexeira.

Até o momento, é um protótipo inicial. Mas dá uma boa ideia do que a Microsoft está pensando: o lugar do Windows vai muito além do PC.

FONTE: IDGNOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário