sábado, 12 de abril de 2014

Pressão popular faz vereadores governistas recuarem da aprovação do projeto de privatização do abastecimento de água.

Uma derrota para Queiroz. Projeto de autoria do executivo contém vícios e erros grosseiros além de não ter passado por prévia consulta em audiência pública.


Grande foi a repercussão da sessão extraordinária da Câmara Municipal, ocorrida na quinta-feira, 10 de abril.

Na pauta, estava a apreciação do Projeto de Lei 002/2014 que dispunha sobre a "concessão/privatização do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário" no município de Monção.

Manobrada pelo prefeito Queiroz, a sessão foi antecipada, com o claro propósito de colocar os monçonenses fora das discussões.

NOTA DO BLOG:

Um questionamento aos interlocutores do governo que alardeavam a grande relevância do projeto.

No mínimo é obscura a intenção da gestão "Administrar com Respeito", pois excluía exatamente os maiores interessados: O povo.

Por que projeto de tamanha magnitude teria que ser votado fora do dia habitual das sessões? Os monçonenses já estão habituados no seu dia normal, ou seja, a sexta-feira.

Queiroz não conseguiu empurrar goela abaixo projeto de 
terceirização.Prefeito primeiro tem que ouvir a população.
Com o temor do projeto ser aprovado de qualquer forma e às escuras como queria o prefeito, visto que os governistas são em maior número, os vereadores oposicionistas: Deyvit Araújo, Chixolinha e Jonsson questionaram o presidente da casa, vereador Joady sobre o cumprimento do regimento interno, que diz claramente que em casos de sessão extraordinária torna-se necessária a ampla divulgação à população para que esta fique ciente e possa participar.

Diante das alegações, Joade autorizou a veiculação de convite pelas ruas da cidade, conclamando a população a se fazer presente para assistir a votação do projeto de lei.

A estratégia da oposição deu certo! Mesmo com muita chuva momentos antes de começar os trabalhos na câmara, dezenas de pessoas começaram a lotar as dependências da casa legislativa. Pelos corredores já se tinha a ideia do que os vereadores iriam enfrentar: pressão popular.

Temendo uma repercussão negativa de suas imagens, os vereadores governistas foram convencidos pelos da oposição a mudarem de ideia e recuarem naquele momento da aprovação do referido projeto.

Chegou-se a um consenso, que, o tema por se tratar de tamanha importância para a sociedade com desdobramentos para muitos anos, tem que haver consulta prévia dos interessados, em um amplo debate que se dará através de audiência pública e também serve para cumprir o que determina a legislação.

Passada essa fase, começam as adequações e emendas possíveis, claro se essa for a vontade da população. E finalmente poderá ir a votação na câmara.

NOTA DO BLOG:

Em se tratando da questão em tela, vários são os pontos que não seguiram a observância aos preceitos legais, e outros mais que deixam interrogações no ar, eis alguns:

- A inconstitucionalidade gritante ao delegar ao poder executivo a competência de estabelecer os valores e tarifas, mediante decreto - a norma legal prevê que seja feita a aprovação na câmara municipal;

-  Ao criar o Conselho que fiscalizará o setor num mesmo documento, ou seja, um erro grosseiro.

Pelo que preconiza a observância aos princípios da legalidade, a criação do conselho seria uma outra fase, para isso é preciso de uma lei específica e é claro fora do contexto apresentado por Queiroz.

Outros questionamentos o povo monçonense deve estar se fazendo:

Por que não se conclui o projeto da ETA (Estação de Tratamento de Água), iniciado na gestão passada, onde haveria a captação de água do rio Pindaré e ficaria sobre a responsabilidade da autarquia estadual, a CAEMA?

Se está parada por inadimplência ou suspeita de irregularidades, responsabiliza-se os culpados e desbloqueia os recursos existentes para o término da obra. O que se percebe nitidamente é a má vontade política de resolver os problemas.

Que confiança o povo de Monção tem em um gestor como o que se apresenta ao assinar um cheque em branco por 30 anos prorrogáveis por mais trinta conforme acordo, afetando todo uma geração?

Os exemplos estão aí por todos os lados:

* os serviços terceirizados da limpeza pública que consomem milhares de reais dos contribuintes do município, enquanto a cidade está jogada às moscas.

* a terceirização do transporte público, com milhões jorrando nas contas de empresas que prestam péssimos serviços: carros escolares sucateados, demanda inexistentes para várias secretarias - uma verdadeira afronta aos monçonenses.

Será que a população monçonense aceitará tudo isso goela abaixo?

14 comentários:

  1. Acho que teve ter Vista e Audiência Pública e ter uma Explicação Técnica da Nova Concessão.....trazer o Pessoal da Concessão, eles perante a Audiência Pública falarem os seus Compromissos dos investimentos e falarem de QUANTO O MALA DO QUEIROZ VAI GANHAR DE GRANA COM ISSO....?...SE LIGUE MEU POVO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comentário eu já vi, para de copiar Vice!

      Excluir
  2. Carlos Lago, publica no face e no blog, a matéria do TCE que torna o presidente da câmara de Moção inelegível, ele não entregou a sua prestação de contas.

    Um jovem que, com 23 anos, se torna corrupto!

    De 217 municípios, somente quinze presidentes de câmaras não entregaram as suas prestações de contas. A câmara de Monção foi uma delas, Joady está na lista de inadimplentes. Veja a matéria!


    http://site.tce.ma.gov.br/index.php/noticias-internet/497-tce-declara-inadimplencia-de-gestores-que-nao-prestaram-contas

    ResponderExcluir
  3. Carlos Lago, sou filha de Monção e estou estagiando no TCE. Veja a publicação no Diário Oficial Eletrônico do TCE.




    Tribunal de Contas do Estado do Maranhão Diário Oficial Eletrônico - Edição nº 185/2014 São Luís, 10 de abril de 2014
    Página 4 de 8

    DELIBERAÇÕES DO CONTROLE EXTERNO

    Pleno

    RESOLUÇÃO TCE/MA N.º 213, DE 9 DE ABRIL DE 2014
    Declara inadimplentes os Presidentes de Câmaras que não apresentaram a prestação de contas anual do exercício financeiro de 2013 e dá outras providências.

    O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO MARANHÃO, no exercício de sua competência constitucional e legal e para os efeitos dos arts. 12,13 e 34, § 3º, da Lei nº 8.258, de 6 de junho de 2005 (Lei Orgânica deste Tribunal) e do art. 172, III, da Constituição Estadual,

    RESOLVE:

    Art. 1º. Declarar inadimplentes, em relação à prestação de contas anual do exercício financeiro de 2013, os Presidentes de Câmaras abaixo relacionados:

    Ordem Entidade Gestor

    1 Câmara Municipal de Afonso Cunha Carlos Magno Duque Bacelar Sobrinho
    2 Câmara Municipal de Araguanã Joaquim da Silva
    3 Câmara Municipal de Belágua Maria das Neves Silva dos Santos
    4 Câmara Municipal de Benedito Leite João Ferreira Filho
    5 Câmara Municipal de Bequimão Jorge Ascenção Rodrigues Filho
    6 Câmara Municipal de Dom Pedro Nilton César Lima de Sousa
    7 Câmara Municipal de Governador Newton Belo Manoel Eufrázio Cardoso
    8 Câmara Municipal de Icatu Ozimar Oliveira de Jesus
    9 Câmara Municipal de Monção Joady Aroucha Rocha
    10 Câmara Municipal de Nova Olinda do Maranhão José Alberto Lopes de Sousa
    11 Câmara Municipal de Parnarama João Paulo Barbosa de Carvalho
    12 Câmara Municipal de Santana do Maranhão Maria dos Milagres Coelho Silva
    13 Câmara Municipal de São Domingos do Azeitão Edimá Luís de Barros
    14 Câmara Municipal de Urbano Santos José Raimundo Correia dos Santos
    15 Câmara Municipal de Vitória do Mearim Hélio Wagner Rodrigues Silva

    Art. 2°. Determinar a instauração de Tomada de Conta Especial dos Presidentes de Câmaras declarados inadimplentes, conforme relacionado no artigo anterior.
    Art. 3°. A exclusão dos nomes dos gestores relacionados no art. 1º, em decorrência de adimplência, sem prejuízo das sanções legais, será formalizada mediante ato do Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
    Art. 4°. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação e será encaminhada à Procuradoria Geral de Justiça, à Procuradoria da República, ao Tribunal Regional Eleitoral, ao Tribunal de Contas da União e ao Governo do Estado do Maranhão para as providências que entenderem necessárias.
    Publique-se e cumpra-se.
    Sala das Sessões do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, em São Luís, 9 de abril de 2014.
    Conselheiro Edmar Serra Cutrim
    Presidente

    ResponderExcluir
  4. Carlos, você ganhou mais credibilidade comigo, publicando o meu comentário.Segue outro comentário para esclarecer melhor o assunto.

    Carlos,

    Sou filha de Monção e atualmente estagiária do TCE-MA, gostaria que você publicasse uma matéria mostrando os presidentes de câmaras incluídos na lista de inadimplentes por não entregarem suas prestações de contas de 2013.Entre eles, o vereador Joady de Monção. Um jovem que em um ano se acabou politicamente.Que isso sirva de lição para os demais vereadores que pensam que Câmara é lugar de qualquer um.Vejo que os olhos estão voltados somente para o prefeito, mas, a Câmara trabalha com o dinheiro público também!,Veja a publicação.

    Tribunal de Contas do Estado do Maranhão Diário Oficial Eletrônico - Edição nº 185/2014 São Luís, 10 de abril de 2014
    Página 4 de 8
    DELIBERAÇÕES DO CONTROLE EXTERNO
    Pleno
    RESOLUÇÃO TCE/MA N.º 213, DE 9 DE ABRIL DE 2014
    Declara inadimplentes os Presidentes de Câmaras que não apresentaram a prestação de contas anual do exercício financeiro de 2013 e dá outras providências.
    O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO MARANHÃO, no exercício de sua competência constitucional e legal e para os efeitos dos arts. 12,13 e 34, § 3º, da Lei nº 8.258, de 6 de junho de 2005 (Lei Orgânica deste Tribunal) e do art. 172, III, da Constituição Estadual,
    RESOLVE:
    Art. 1º. Declarar inadimplentes, em relação à prestação de contas anual do exercício financeiro de 2013, os Presidentes de Câmaras abaixo relacionados:
    Ordem Entidade Gestor
    1 Câmara Municipal de Afonso Cunha Carlos Magno Duque Bacelar Sobrinho
    2 Câmara Municipal de Araguanã Joaquim da Silva
    3 Câmara Municipal de Belágua Maria das Neves Silva dos Santos
    4 Câmara Municipal de Benedito Leite João Ferreira Filho
    5 Câmara Municipal de Bequimão Jorge Ascenção Rodrigues Filho
    6 Câmara Municipal de Dom Pedro Nilton César Lima de Sousa
    7 Câmara Municipal de Governador Newton Belo Manoel Eufrázio Cardoso
    8 Câmara Municipal de Icatu Ozimar Oliveira de Jesus
    9 Câmara Municipal de Monção Joady Aroucha Rocha
    10 Câmara Municipal de Nova Olinda do Maranhão José Alberto Lopes de Sousa
    11 Câmara Municipal de Parnarama João Paulo Barbosa de Carvalho
    12 Câmara Municipal de Santana do Maranhão Maria dos Milagres Coelho Silva
    13 Câmara Municipal de São Domingos do Azeitão Edimá Luís de Barros
    14 Câmara Municipal de Urbano Santos José Raimundo Correia dos Santos
    15 Câmara Municipal de Vitória do Mearim Hélio Wagner Rodrigues Silva
    Art. 2°. Determinar a instauração de Tomada de Conta Especial dos Presidentes de Câmaras declarados inadimplentes, conforme relacionado no artigo anterior.
    Art. 3°. A exclusão dos nomes dos gestores relacionados no art. 1º, em decorrência de adimplência, sem prejuízo das sanções legais, será formalizada mediante ato do Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
    Art. 4°. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação e será encaminhada à Procuradoria Geral de Justiça, à Procuradoria da República, ao Tribunal Regional Eleitoral, ao Tribunal de Contas da União e ao Governo do Estado do Maranhão para as providências que entenderem necessárias.
    Publique-se e cumpra-se.
    Sala das Sessões do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, em São Luís, 9 de abril de 2014.
    Conselheiro Edmar Serra Cutrim
    Presidente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO IMPORTANTE ESSA MATÉRIA, É UM FATO QUE MERECE DESTAQUE NA MÍDIA EM GERAL.

      AGORA MONÇÃO TEM MAIS UMA ALIADA, QUE PODE AJUDAR BASTANTE NA TRANSPARÊNCIA DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS.

      AGORA É COM VOCÊ CARLOS LAGO, É BOM PUBLICAR UMA MATÉRIA E ATENDER O PEDIDO DA PARCEIRA. NÃO DEIXE SÓ COMO COMENTÁRIO, TENHO CERTEZA QUE SERÁ UMA MATÉRIA DE GRANDE DESTAQUE, PRINCIPALMENTE SE VOCÊ CARLOS,ESTIVER INSPIRADO. VOU AGUARDAR!

      Excluir
  5. Isso precisa ser publicado urgentemente, o povo precisa saber como esse rapaz é dissimulado. Carlos lembra que ele já te enganou.Vou adiantar e imprimir esse comentário e divulgar no Castelo, lá ele vem massacrando muita gente.

    Carlos espero que você não polpe esse cara, pois isso é muito grave e o povo precisa saber. Fiquei sabendo que ele já comprou os vereadores da oposição com propinas.Acredito que você não apoia isso.Confio em você!

    Como medida de precaução, vou imprimir e espalhar na cidade.......

    ResponderExcluir
  6. SE CARLOS LAGO NÃO PUBLICAR A MATÉRIA, SÓ VEJO UMA EXPLICAÇÃO, ELE TÁ CONIVENTE OU JÁ ESTÁ COMPRADO TAMBÉM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos conhecem minha posição e sabem que sou imutável!

      Carlos Lago.

      Excluir
    2. VALEU! VALEU! VALEU! VALEU!...........VALEU CARLOS LAGO, VOCÊ É O CARA!

      Excluir
  7. CARA DE PAU ESSE JOADY, CHEGOU ATÉ A ENVIAR REQUERIMENTOS PEDINDO TRANSPARÊNCIA POR PARTE DO PREFEITO, COBRANDO A PRESTAÇÃO DE CONTAS.

    ESSE JÁ ENTROU CONTAMINADO, SABE LÁ POR QUEM.

    CASTELO PRECISA SABER.

    QUERO VER O QUE VÃO DIZER OS VEREADORES, PRINCIPALMENTE OS VEREADORES DA OPOSIÇÃO.

    ResponderExcluir
  8. FAZ UMA MATÉRIA MOSTRANDO A FOTO DELE, PARA QUE TODOS OS INTERNAUTAS VEJAM!

    CARLOS, NÓS ALUNOS DO JOSÉ MOTA AMARAL JÁ SABEMOS E ESPERAMOS DE VOCÊ TRANSPARÊNCIA EM SEU BLOG, PARA QUE TODOS VEJAM.

    QUERO VER A CARA DELE QUANDO A MATÉRIA FOR PUBLICADA.

    MINHA VÓ MORA NO CASTELO E DISSE QUE LÁ POUCA GENTE GOSTA DELE.
    ELE BENEFICIOU SÓ A FAMÍLIA DELE.AINDA BEM QUE APARECEU ALGUÉM PARA TRAZER ISSO A TONA.

    ResponderExcluir
  9. POR ISSO QUE ELE ESTÁ EVITANDO IR PARA CÂMARA.TEM MEDO DE ENCARAR, AGORA ELE TÁ FERRADO, QUERO AQUELA CARA DE MORALISTA.

    UM JOVEM SEM MORAL.....SEM CARÁTER.........SEM FUTURO!

    ResponderExcluir
  10. HOJE ALUNOS DO JOSÉ MOTA AMARAL FIZERAM VÁRIOS COMENTÁRIOS SOBRE O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE MONÇÃO, VEREADOR JOADY. ELE ESTÁ SENDO PRESSIONADO DE TODO JEITO, AGORA POUCO OUVIR UM COMENTÁRIO POR PARTE DE UMA VEREADORA, QUE O PRESIDENTE JOADY E HELIO COSTA ESTÃO ATRAPALHADOS, ENROLADOS E QUEM SABE, QUERENDO ENROLAR OS VEREADORES. OS DOIS ATÉ AGORA NÃO ENTREGARAM A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DOS VEREADORES, A VEREADORA DISSE QUE ELES NÃO REPASSARAM O DINHEIRO DESCONTADO DOS VEREADORES.A VEREADORA DISSE QUE SE NÃO RECEBER ATÉ SEXTA-FEIRA VAI ATÉ O PROMOTOR DENUNCIAR. A VEREADORA ESTÁ NA MÍDIA E AGORA QUER APARECER DE TODO JEITO. O PRESIDENTE FOI CHAMADO DE CALOTEIRO!

    ResponderExcluir